A imagem é uma montagem de quatro fotos, cada uma mostrando pessoas em diferentes atividades. Na primeira foto, à esquerda, um homem negro, vestindo uma camiseta preta .com detalhes dourados sorri enquanto lê um livro. O fundo é azul-escuro.
A segunda foto mostra um jove branco. vestindo uma camiseta preta e  está de costas, olhando para um cartaz com o título "FUTURO?". O cartaz tem vários post-its coloridos e o homens aponta para um deles.
A terceira foto, no centro, retrata duass adolescentes olhando juntos para a tela de uma câmera fotográfica. A meninas, que têm cabelo preto, segura a câmera. Ambas estão usando camisetas azuis. O fundo parece ser um evento ao ar livre, possivelmente um festival.
Na última foto, à direita, um homem com um cocar de penas e óculos escuros está cantando ou falando em um microfone. Ele toca um violão. O fundo é rosa.

Apresentação

A Revista Observatório, ao longo de mais de uma década, foi um importante espaço para articular debates sobre política e gestão cultural. Criada em 2007 pelo Itaú Cultural (IC), tornou-se uma referência fundamental para o setor da arte e da cultura. 

"Implica reconhecer a diversidade na sua dimensão afirmativa e olhar a diferença como parte dos processos educativos e culturais, uma vez que tais processos são construídos por meio de relações múltiplas, diversas e plurais"

Em 2025, a publicação passa por uma reformulação – juntamente com a Fundação Itaú. Em sua nova fase, esta primeira edição surge como resultado do encontro entre os pilares da arte, da cultura e da educação, de maneira que a revista esteja cada vez mais integrada e sinérgica ao propósito da Fundação, baseada na produção e na gestão de conhecimento, evidências e pesquisas que potencializam o nosso fazer mais, melhor e para todos.

Vemos nessa confluência a perspectiva de uma atuação conjunta nas novas formas de contemplar o mundo e suas amplas possibilidades, rompendo retrocessos e com olhos conscientes para realizar e inspirar futuros hoje. 

A nova Revista Observatório nasce tendo o diálogo e o encontro como seus conceitos norteadores – com o objetivo de expandir o debate e democratizar a conversa, promovendo a construção conjunta de soluções.

Para esta primeira edição, escolhemos discutir o papel da arte, da cultura e da educação como vias imprescindíveis para o combate às desigualdades. Esperamos, com isso, não apenas apontar como as desigualdades estruturam o país, mas também jogar luz sobre as possíveis alternativas.

Isso implica reconhecer a diversidade na sua dimensão afirmativa e olhar a diferença como parte dos processos educativos e culturais, uma vez que tais processos são construídos por meio de relações múltiplas, diversas e plurais – movidas diretamente por questões impostas pelo mundo contemporâneo que nos rodeia. Se essa articulação falha, todo o resto falhará.

 

Esperamos que a Revista Observatório seja esse espaço de diálogo e de novas ideias.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Eduardo Saron 
Presidente da Fundação Itaú 

{"baseBlockId":1750099951329,"button_type":"normal","button_size":"medium","border_type":"rounded-4","title":"Voltar para a revista","url":"https://qa.observatorio.fi-editor-observatorio.caiena.app/observatorio/revistas/revista-teste?hide_footer=true","open_in":"blank","background_color":"#7a7a7a","color":"#ffffff"}
Voltar para a revista
 
Compartilhe