Pesquisa sobre Consumo e Uso de Inteligência Artificial no Brasil
Realizada pelo Observatório Fundação Itaú e Datafolha
Objetivo
Investigar o consumo, o uso e as percepções sobre inteligência artificial, considerando aspectos como frequência de uso, impactos no trabalho e saúde mental, expectativas sobre o futuro e diferenças entre grupos sociais.
Metodologia quantitativa realizada por meio de entrevistas pessoais e individuais, mediante aplicação de questionário estruturado. Os entrevistados foram abordados em pontos de fluxo populacional.
2.798 entrevistas
População com 16 anos ou mais de todas as classes econômicas.
2025
Campo realizado entre 7 a 15 de julho
2p.p
A margem de erro máxima para o total da amostra é 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Destaques da Pesquisa:
82% dos brasileiros já ouviram falar sobre IA, mas apenas 54% dizem entender o termo. 66% dos entrevistados afirmam que o seu conhecimento sobre IA vem de redes sociais.
75% percebem que a IA está presente em seu dia a dia; 93% dos entrevistados utiliza alguma ferramenta com IA no seu cotidiano.
62% gostariam de aprender sobre IA, destes 54% com apenas ensino fundamental e 72% com superior.
49% dos entrevistados percebem a IA como uma ameaça ao emprego ou profissão delas, e 41% já ficaram sabendo de algum caso em que a IA tenha substituído trabalhadores.
O medo de que a IA faça coleta e uso de dados pessoais sem controle é o mais mencionado pelos entrevistados (42%), por outro lado, 41% apontam melhoria na qualidade da educação e apoio para o avanço da ciência e inovação como os principais benefícios da IA para a sociedade.
Para saber mais sobre o consumo e uso de IA dos brasileiros, acesse o relatório completo!