Fonte
Reportar Erro
Notícias

Fundação Itaú lança cursos sobre música e matemática, Projeto Querino e mais

A Escola lançou ainda novas turmas para mestrado e doutorado em parceira com diversas universidades

Nos meses de abril e maio, a Escola Fundação Itaú ofereceu diversos cursos autoformativos e mediados, abordando temas como educação antirracista, aplicações da matemática em contextos musicais, economia, industrias criativas e formação de formadores. Estas iniciativas, que incluem formações online e oportunidades de pós-graduação, são oferecidas gratuitamente em colaboração com diversos parceiros do campo da arte, cultura e educação.

Confira:
O curso Projeto Querino na sala de aula, visa enfatizar e levar aos estudantes um novo olhar sobre os acontecimentos e marcos do nosso país à luz das conquistas e contribuições da população negra.


O curso "Música e matemática: uma harmonia perfeita" explora as conexões entre esses dois mundos de maneira prática, criativa e educativa, por meio de exercícios teóricos e vivências, como a criação de instrumentos, o estudo de obras artísticas e a execução de experimentos com ritmos e sons.

Além disso, foi  lançado o edital para o curso de extensão "Ferramentas de Inteligência Artificial para a Cultura", em parceria com a ESPM-RJ. A formação é voltada para profissionais da economia criativa, visando proporcionar o uso estratégico de ferramentas de Inteligência Artificial como apoio para produção cultural. 

Com uma temática inédita na plataforma, o curso recém-lançado Programa de Aprendizagem Profissional em Escolas Técnicas: concepção e implementação, tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para potencializar a inclusão produtiva dos jovens do ensino médio na educação profissional e tecnológica nos Estados.

Fruto da parceria entre Fundação e Instituto Ling, o curso Arte e Tecnologia | O Amor entre Humanos e Não-Humanos propõe, a partir de uma abordagem interdisciplinar, uma investigação sobre as relações entre arte, tecnologia e natureza. Serão 10 encontros on-line e gratuitos, mediante inscrição na Plataforma Ling (sem seleção até lotação de 500 vagas), entre os dias 16 de junho e 18 de agosto, sempre às segundas-feiras. Saiba mais aqui.

Nesse período, foram realizadas as mediações de duas formações disponíveis na plataforma, Acompanhamento pedagógico para professores(as) da Educação Infantil e Ame Sua Mente na escola. O encontro aconteceu nas unidades seccionais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), das regiões norte, nordeste e centro-oeste. 

Em relação às formações de nível superior, os meses de abril e maio também foram marcados por grandes lançamentos. A parceria entre Fundação Itaú, Aberje e FGV Comunicação resultou no lançamento da segunda edição do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, que está com inscrições abertas até 12 de junho. Serão oferecidas 30 bolsas custeadas pela Fundação e seis pela Fundação Getúlio Vargas. 

Outra parceria importante firmada no último mês com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ofereceu 30 vagas para o Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores, com mensalidades custeadas integralmente pela Fundação. Os resultados da seleção estão previstos para serem divulgados ainda na primeira quinzena de junho.

A Fundação Itaú e Universidade Federal do Rio Grande do Sul também se uniram para lançar o Doutorado Profissional em Economia, área de concentração Cultura e Educação para o Desenvolvimento Econômico, que visa oferecer uma formação aprofundada e aplicada para profissionais que buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável, a equidade educacional e o fortalecimento das economias criativas. O resultado será divulgado em julho de 2025. 

Por fim,  no dia 28 de maio, foram anunciados os selecionados para o Mestrado Profissional em Economia, área de concentração Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. O programa contemplou pesquisadores interessados em investigar as relações entre cultura, indústrias criativas e economia, um campo de pesquisa em crescimento no Brasil. O resultado completo pode ser acessado aqui.

Compartilhe