
Pesquisa mostra que estudantes têm uma visão positiva sobre a matemática
Apesar do reconhecimento da importância, o estudo também aponta um sentimento de insegurança entre os alunos sobre a matéria
Segundo a nova pesquisa Percepções sobre a Matemática na Comunidade Escolar, realizada pelo Observatório Fundação Itaú em parceria com o Equidade.Info, há uma percepção positiva em relação à importância da disciplina, porém ela ainda está atrelada a altos níveis de nervosismo e ansiedade.
Em geral, os alunos demonstram uma percepção positiva em relação à matemática, com 92% afirmando que consideram a disciplina importante para o seu futuro e 73% reconhecendo que ela ajuda a resolver problemas do dia a dia.
Cerca de 63% dos alunos discordam da ideia de que a matemática seja apenas para pessoas inteligentes, contudo, 23% deles concordam com essa afirmação. O porcentual é ainda maior entre os alunos de anos iniciais do fundamental. Por outro lado, 77% concordam que todos os estudantes são capazes de desenvolver habilidades matemáticas, o que pode indicar uma oportunidade para superar esse estigma.
Para 38% dos discentes a matemática lhes causa nervosismo ou ansiedade, enquanto 65% afirmam que aprenderiam mais se a disciplina fosse ensinada de forma mais divertida. Além disso, 48% dos alunos relatam que, no futuro, escolheriam um curso com pouca matemática, e 51% optariam por um trabalho com baixa exigência da disciplina.
De forma comparativa, 46% dos estudantes de sexo feminino afirmam que a matemática causa nervosismo e ansiedade, enquanto apenas 33% dos estudantes de sexo masculino relatam o mesmo. Entre os alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, 15% e 16%, respectivamente, concordam que a matemática é apenas para pessoas inteligentes. No entanto, esse número aumenta para 27% entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, 84% dos alunos concordam que sua escola proporciona ou cria condições para que todos se sintam capazes de aprender matemática. Nos anos finais do ensino fundamental, esse índice cai para 74%, e no ensino médio diminui para 64%.
Quanto à importância da matemática para o dia a dia, 75% dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental consideram-na importante ou muito importante. Nos anos finais do ensino fundamental, esse percentual cai para 59%, e no ensino médio, para 52%, apontando para uma desvalorização conforme avança a etapa.
PERCEPÇÕES ENTRE OS PROFESSORES
Praticamente a metade dos professores (50%) concordam que a matemática causa nervosismo ou ansiedade nos alunos. 98% dos docentes entrevistados discordaram da afirmação de que a matemática é apenas para pessoas inteligentes. Essa percepção é reforçada pelo fato de que 100% também disseram concordar tanto que a matemática é importante para o futuro dos estudantes quanto que a disciplina é importante para o dia a dia deles.
Embora ainda sejam maioria entre os professores, não são todos que concordam que sua escola promove um ambiente onde todos os estudantes se sentem capazes de aprender e desenvolver habilidades matemáticas: 66% concordaram com essa afirmação, enquanto 8% discordaram e 25% não concordam nem discordam.
Quando questionados, 45% dos professores disseram se sentir muito ou bem preparados para integrar habilidades matemáticas em sua disciplina, independente da sua formação. Entre os que responderam que se sentem pouco ou nada preparados, a porcentagem é de 20%, o que aponta para oportunidades de trabalhar a formação continuada dos professores para inserir essas competências de forma integral nos currículos escolares.
PERCEPÇÕES ENTRE OS GESTORES
Os gestores são os que mais concordam (55%) com a afirmação que a matemática causa nervosismo nos estudantes, comparando com as respostas de professores (49%) e estudantes (38%).
Da mesma forma que os docentes, é quase unanimidade (99%) entre os gestores que discordam que a matemática é apenas para pessoas inteligentes, e também concordam que a disciplina é importante para o futuro e o dia a dia dos estudantes. 96% dos gestores disseram que todos os estudantes são capazes de aprender matemática.
Por fim, 99% dos gestores acreditam que é importante ou muito importante a formação continuada para docentes de modo que possam trabalhar de forma integrada as habilidades matemáticas nos currículos escolares.
SOBRE A PESQUISA
Participaram da pesquisa 197 escolas, 3183 estudantes, 426 docentes e 235 gestores entre setembro e outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 2% para o grupo de alunos, 5% para os docentes e 6% para os gestores.
PESQUISA COMPLETA
